Palestras 18° nDesign Manaus.

por Paulo Armi

O primeiro passo em um evento de grande porte é se torturar avaliando a programação (e ficar extremamente irritado com o cara da organização que teve a “brilhante” idéia de colocar duas palestras que te interessam muito, no mesmo horário).

As palestras do 18° nDesign estavam divididas em temas, que compreendiam diversas áreas do Design, abaixo há um breve resumo do conteúdo das palestras que presenciei.

Design é a sua vida? & Ilustrando com o lado certo do cérebro

Palestrantes: Daniel Moura e Renato Faccini.

Em um bate papo descontraído e divertidíssimo os Palestrantes Daniel Moura e Renato Faccini apresentaram seu ponto de vista sobre mercado, universidade, presente e futuro do Design e do designer.

É possível sim viver de Design, mas é preciso saber onde cada um de nós quer chegar, cada um tem um sonho e para torna-lo realidade, é preciso auto conhecimento, saber qual é o seu perfil, suas preferências e o nível de risco que se está disposto a correr.

Em meio a tantas decisões, importante mesmo é saber quem somos, onde vamos chegar? Isso é conseqüência.

De Designer a Ergonomista – uma trajetória profissional.

Palestrante: Robson Santos.

Robson Santos apresenta sua trajetória profissional, como encarar o mercado de trabalho e que é possível sobreviver fora dos escritórios de design, a palestra serve de estímulo à formação de pesquisadores, professores e mestres.

FIBRA Design Sustentável e HABTO Design

Palestrantes: Pedro Themoteo, Bernado Ferracioli, e Eduardo Cronemberger.

O case de duas empresas: Fibra Design Sustentável e Habto Design, que se formaram dentro da universidade através da incubadora da ESDI. A universidade proporciona infra-estrutura: oficinas de madeira, metal e prototipagem rápida, consultoria e suporte de professores.

Os jovens empresários apresentam os resultados da parceria entre universidade e alunos rumo ao desenvolvimento e conquista do mercado de Design.



Quem sua empresa pensa que é?

Palestrante: Ligia Fascioni.

O objetivo da palestra é apresentar aos participantes os principais conceitos relacionados à identidade corporativa, bem como a influência do designer e de cada colaborador da empresa na construção da imagem.

A missão da Ligia é abrir margens, incutir a cultura do design dentro das empresas, mostrar para os empresários que o profissional que domina formas, cores, psicologia, semiótica, cognição, tipografia, composição, tem base cultural, é articulado, sabe desenvolver e defender idéias, documenta as reuniões, sabe desenvolver um briefing, conceituar, prima pela qualidade e conteúdo do trabalho, atinge os objetivos propostos (diferente de tentar impor o gosto pessoal), e os cumpre prazos estabelecidos, é a pessoa apropriada a desenvolver o projeto de identidade visual de suas empresas.

O ponto alto deste tipo de evento é você ir ao encontro do palestrante no final da palestra e poder discutir o tema abertamente, encontra-lo em alguma outra atividade, na fila pra uma outra palestra ou almoço e poder conversar sobre o tema ou um assunto qualquer, num processo natural de construção e troca de conhecimento.

Dica: Participem de tantos eventos quanto puderem, questionem sempre.

1 Responses to Palestras 18° nDesign Manaus.

  1. Carol disse:

    Mas tu assistiu palestra hein?? heheh

    destas ai só peguei a da Ligia, muito boa, assim como os artigos dela – apesar dela não ter entendido meu comentário durante o debate…

Deixe um comentário